Orientações para aplicação
As informações gerais desta página referem-se aos campos:
- 130 – Entrada principal – Título uniforme (NR)
- 430 – Remissiva “ver” – Título uniforme (R)
- 530 – Remissiva “ver também” – Título uniforme (R)
- 730 – Ligação de cabeçalho – Título uniforme (R)
Os designadores de conteúdo identificam os subelementos que ocorrem em um título que identifica um item ou uma série que não foi inserida sob um nome em cabeçalho nome/título. O cabeçalho é construído de acordo com as regras de catalogação e construção de tesauros geralmente aceitas (ex., Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR 2), Library of Congress Subject Headings (LCSH)). Títulos uniformes usados em cabeçalhos de assunto (ex. Bíblia e ateísmo) estão contidos nos campos X50. Um cabeçalho inserido sob um nome está contido no subcampo $t (Título da obra) no campo apropriado para o nome do autor (X00, X10, X11).
Apenas o designador de conteúdo geralmente aplicável é descrito por completo nesta seção. Um pequeno número de designadores de conteúdo com instruções específicas de campo estão descritos na seção Remissivas e referências – Informações gerais (para os campos 430 e 530) e na seção 7XX – Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais (para o campo 730).
- Indicadores
- Subcampos
- Parte do título:
- $a – Título uniforme (NR)
- $d – Data de assinatura do tratado (R)
- $f – Data da obra (NR)
- $g – Informações diversas (R)
- $h – Meio (NR)
- $k – Subcabeçalho (R)
- $l – Idioma da obra (NR)
- $m – Meio de execução para música (R)
- $n – Numeração (R)
- $o – Arranjo para música (NR)
- $p – Nome da parte/seção da obra (R)
- $r – Tonalidade (NR)
- $s – Versão (R)
- $t – Título da obra (NR)
- Subcampos de remissivas e ligação:
- $i – Informação de relacionamento (R) [430/530/730]
- $w – Subcampo de controle (NR) [430/530/730]
- $0 – Número de controle do registro de autoridade ou número padrão(R) [530/730]
- $1 – URI do objeto do mundo real (R) [530/730]
- $2 – Fonte do cabeçalho ou termo (NR) [730]
- $4 – Relacionamento (R) [430/530/730]
- $5 – Instituição à qual o campo se aplica (R) [430/530/730]
- $6 – Ligação (NR)
- $8 – Campo de ligação e número de sequência (R)
- Parte de subdivisão de assunto:
- $v – Subdivisão de forma (R)
- $x – Subdivisão geral (R)
- $y – Subdivisão cronológica (R)
- $z – Subdivisão geográfica (R)
- Convenções de entrada
- Histórico
Indicadores
Primeiro indicador – Indefinido
Indefinido e contém um espaço em branco (#).
Segundo indicador – Caracteres a serem desprezados [130/430/530]
Nos campos 130, 430 e 530 o segundo indicador contém um valor que especifica o número de posições de caracteres associadas a um artigo definido ou indefinido (ex., A, Um) no início de um cabeçalho de título uniforme que são desconsiderados nos processos de ordenação e arquivamento.
0 – Sem caracteres a serem desprezados
Nenhuma posição inicial dos caracteres do artigo é desconsiderada. Marcas diacríticas ou caracteres especiais no início de um cabeçalho de título uniforme que não comece com um artigo inicial não são contados como caracteres a serem desprezados.
130 #0 $a "Hsüan lai hsi kan" hsi lieh 130 #0 $a Elektroshlakovyi pereplav
Os artigos iniciais definidos ou indefinidos também podem ser simplesmente suprimidos na formulação do cabeçalho de título uniforme. Se o artigo inicial é mantido, mas não deve ser desconsiderado nos processos de ordenação e arquivamento, o valor 0 é usado.
130 #0 $a Bastard [O título completo é Der Bastard.]
1-9 – Número de caracteres a serem desprezados
O título começa com um artigo definido ou indefinido que é desconsiderado nos processos de ordenação e arquivamento. Qualquer marca diacrítica, espaço ou marca de pontuação associada ao artigo e qualquer espaço ou marca de pontuação precedendo o primeiro caractere de ordenação após o artigo é incluído na contagem de caracteres desprezados. Qualquer diacrítico, entretanto, associado ao primeiro caractere de ordenação não é incluído na contagem de caracteres desprezados. Porque a omissão de artigos iniciais a serem desconsiderados nos processos de ordenação e arquivamento é prática comum, valores de 1-9 são improváveis de serem usados nos campos 130, 430 e 530.
No campo 730, o segundo indicador contém um dos valores descritos na seção 7XX – Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais.
Subcampos
$a – Título uniforme (NR)
As informações entre parênteses adicionadas para fazer um título diferenciado não são codificadas separadamente em subcampos, exceto no caso da data de assinatura do tratado adicionada a um título uniforme (ver descrição do subcampo $d).
130 #0 $a Habakkuk commentary 130 #0 $a Beowulf 130 #0 $a Codex Brucianus 130 #0 $a Resources information series 130 #0 $a Imago (Series) 130 #0 $a Recherches (Sand (Firm)) 130 #0 $a Socialist thought and practice (Belgrade, Serbia) 130 #0 $a Economia (Franco Angeli editore : 1985) 130 #0 $a Notícias de Macau 130 #0 $a Inter-American Treaty of Reciprocal Assistance $d (1947) [A data de assinatura do tratado entre parênteses está contida no subcampo $d.]
$d – Data de assinatura do tratado (R)
Data de assinatura usada em um cabeçalho de título uniforme para um tratado ou outro acordo intergovernamental.
130 #0 $a Bonn Convention $d (1952) 430 #0 $a Bonner Vertrag $d (1952)
$f – Data da obra (NR)
Data de publicação usada em um cabeçalho de título uniforme.
130 #0 $a Bible. $l Latin. $s Vulgate. $f 1454? 130 #0 $a Tosefta. $l English. $f 1977
A data adicionada entre parênteses para distinguir entre títulos uniformes idênticos não é codificada separadamente em subcampos.
130 #0 $a New-York statesman (1823)
$g – Informações diversas (R)
Dados que não estão apropriadamente contidos em outro subcampo definido.
430 #0 $w nnaa $a Bible. $g Manuscripts, Latin. $p N.T. $p Gospels (Lindisfarne gospels)
$h – Meio (NR)
Qualificador de meio usado em um título de título uniforme.
130 #0 $a Gone with the wind (Motion picture). $h Sound recording
$i – Informação de relacionamento (R) [430/530/730]
Designação de um relacionamento da entidade em um campo 430, 530 ou 730 para a entidade 1XX no registro ou uma frase de instrução de referência textual. Para os campos 430 e 530, a frase pode ser gerada pelo sistema a partir da etiqueta de campo ou dos códigos definidos para o subcampo $w (subcampo de controle). O subcampo $i é apropriado apenas nos campos 430, 530 e 730. Orientações para usar o subcampo $i nos campos 430 e 530 são fornecidas na seção Remissivas e Referências – Informações gerais. Orientações para usar o subcampo $i no campo 730 são fornecidas na seção 7XX – Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais.
$k – Subcabeçalho de forma (R)
Subcabeçalhos usados com títulos uniformes incluem Manuscritos, Protocolos, etc. e Seleções.
130 #0 $a Bible. $p O.T. $p Five Scrolls. $l Hebrew. $s Biblioteca apostolica Vaticana. $k Manuscript. $n Urbaniti Hebraicus 1 130 #0 $a Convention for the Protection of Human Rights and Fundamental Freedoms $d (1950). $k Protocols, etc. 130 #0 $a Portrait and biographical album of Isabella County, Mich. $k Selections 130 #0 $a Vedas. $p Rgveda. $l Italian & Sanskrit. $k Selections
$l – Idioma da obra (NR)
Nome do(s) idioma(s) (ou um termo que representa o idioma, por exemplo, Poliglota) de uma obra usada em um título de título uniforme.
130 #0 $a Khimiíà i tekhnologiíà vody. $l English 130 #0 $a Lord's prayer. $l Polyglot 130 #0 $a Treaty on the Non-proliferation of Nuclear Weapons $d (1968). $l Spanish 130 #0 $a Avesta. $p Vendidad. $l Pahlavi & Avestan. $k Selections
$m – Meio de execução para música (R)
Termo (s) que designam o meio de execução usado em um cabeçalho de título uniforme. Se o título uniforme incluir como parte do meio, a abreviatura “acc.” ou “unacc.”, a abreviatura é registrada no subcampo $m. A abreviatura, “unacc.” é registrada no subcampo $a quando não é uma adição a uma declaração do meio de execução. Quando uma frase como “pianos (2),” “4 mãos,” etc., segue um título uniforme coletivo para um meio específico de execução, ela é incluída no subcampo $a.
130 #0 $a Duets, $m violin, viola, $n op. 10. D major $n No. 3 [Título uniforme do cabeçalho usado para uma obra de autoria desconhecida.]
130 #0 $a Songs, unacc.
$n – Numeração (R)
Designação de número para uma parte/seção de uma obra usada em um cabeçalho de título uniforme. A numeração é definida como uma indicação de sequência em qualquer forma (por exemplo, Parte 1, Suplemento A, Livro dois). Além disso, em títulos uniformes para música, o número de série, opus ou índice temático, ou uma data usada para distinguir uma obra de outra, está contido no subcampo $n.
130 #0 $a English lute-songs. $n Series 1 130 #0 $a Bulletin.$nSeries B (Association of Washington Cities) 130 #0 $a Annale Universiteit van Stellenbosch. $n Serie A2, $p Soölogie [Parte/seção é numerada e nomeada.] 130 #0 $a Operas français du XIXème siècle. $n Serie A 130 #0 $a Duets, $m violin, viola, $n op. 10
Várias numerações separadas por uma vírgula (geralmente numerações alternativas) estão contidas em um único subcampo $n. Numerações múltiplas separadas por um ponto (o que geralmente indica uma subparte para a primeira parte/seção) estão contidas em subcampos $n separados.
$o – Arranjo musical (NR)
Abreviatura arr. usada em um cabeçalho de título uniforme.
130 #0 $a God save the king; $o arr.
$p – Nome da parte/seção da obra (R)
Designação do nome de uma parte/seção usada em um cabeçalho de título uniforme.
130 #0 $a Questões internacionais. $p Série Estudos 130 #0 $a Recherches morales. $p Documents 130 #0 $a Talmud Yerushalmi. $p Nezikin. $l German. $k Selections 130 #0 $a Statistical bulletin (Bamako, Mali). $p Supplement 130 #0 $a American Convention on Human Rights $d (1969). $n Part 2, $p Means of Protection. $l Spanish [Parte/seção é numerada e nomeada.]
O nome da parte que indica uma subparte da primeira parte/seção está contido em um subcampo $p separado.
130 #0 $a Biblioteca Francisco Javier Clavijero. $p Serie menor. $p Colección Fuentes para el estudio de la historia del movimiento obrero mexicano 130 #0 $a Bible. $p N.T. $p Philippians. $l English. $s Revised Standard. $f 1980 430 #0 $a Bible. $p N.T. $p Matthew VI, 9-13
$r – Tonalidade (NR)
Declaração da tonalidade na qual a música é escrita usada em um cabeçalho de título uniforme.
130 #0 $a Concerto, $m violin, string orchestra, $r D major
$s – Versão (R)
Informação de versão, edição, etc., usada em um cabeçalho de título uniforme.
130 #0 $a Bible. $l English. $s Authorized 130 #0 $a Bible. $p N.T. $p Luke. $l Greek. $s Codex Sinaiticus
$t – Título da obra (NR)
Título da página de rosto de uma obra. É improvável que o subcampo $t seja usado em um campo X30.
$v – Subdivisão de forma (R)
Subdivisão de forma que designa um tipo ou gênero específico de material, conforme definido pelo tesauro em uso. O subcampo $v é apropriado apenas quando uma subdivisão de forma de assunto é adicionada a um cabeçalho de título uniforme para formar um cabeçalho de assunto estendido. O subcampo $v é usado para termos de forma quando funcionam como indicado acima; os termos são codificados no subcampo $x se funcionarem como subdivisões gerais.
130 #0 $a Gawain and the Grene Knight $v Bibliography 130 #0 $a New York times (New York, N.Y. : 1857) $v Indexes 130 #0 $a Beowulf $x Language $v Glossaries, etc. 130 #0 $a Bible. $p N.T. $v Interlinear translations
$w – Subcampo de controle (NR) [430/530/730]
Códigos em uma ou mais posições de caractere definidas para controlar a exibição de informações e especificar relacionamentos, restrições e status. O subcampo $w é apropriado apenas nos campos 430, 530 e 730. As definições de posição de caracteres e diretrizes para aplicar os códigos definidos para o subcampo $w nos campos 430 e 530 são fornecidas na Remissivas e Referências – Informações gerais. As definições de posição de caractere e orientações para o campo 730 são fornecidas na seção 7XX Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais.
$x – Subdivisão geral (R)
Subdivisão do assunto que não está mais apropriadamente contida no subcampo $v (subdivisão de forma), subcampo $y (subdivisão cronológica) ou subcampo $z (subdivisão geográfica). O subcampo $x é apropriado nos campos X30 somente quando uma subdivisão de assunto tópico é adicionada a um cabeçalho de título uniforme para formar um cabeçalho de assunto estendido.
130 #0 $a Talmud $x Theology 130 #0 $a Hildebrandslied $x Authorship 130 #0 $a Bible. $x Influence $x Western civilization
$y – Subdivisão cronológica (R)
Subdivisão de assunto que representa um período de tempo. O subcampo $y é apropriado nos campos X30 somente quando uma subdivisão cronológica de assunto é adicionada a um cabeçalho de título uniforme para formar um cabeçalho de assunto estendido.
130 #0 $a Koran $x Criticism, interpretation, etc. $x History $y 19th century
$z – Subdivisão geográfica (R)
Apropriada nos campos X30 somente quando uma subdivisão geográfica de assunto é adicionada a um cabeçalho de título uniforme para formar um cabeçalho de assunto estendido.
130 #0 $a Bible $z Germany 130 #0 $a Koran $x Appreciation $z Europe
$0 – Número de controle do registro de autoridade ou número padrão (R) [530/730]
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
$1 – URI do objeto do mundo real (R) [530/730]
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
$2 – Fonte do cabeçalho ou termo (NR) [730]
Código que identifica a fonte de um cabeçalho ou termo quando o segundo indicador contém o valor 7. O subcampo $2 é apropriado apenas no campo 730. As orientações para aplicar o subcampo $2 são fornecidas na seção 7XX Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais.
$4 – Relacionamento (R) [430/530/730]
Código ou URI que especifica o relacionamento da entidade descrita no registro com a entidade referenciada no campo. Orientações para usar o subcampo $4 nos campos 430 e 530 são fornecidas na seção Remissivas e Referências – Informações gerais. Orientações para usar o subcampo $4 no campo 730 são fornecidas na seção 7XX Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais.
$5 – Instituição à qual o campo se aplica (R) [430/530/730]
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
$6 – Ligação (NR)
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
$8 – Campo de ligação e número de sequência (R)
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
Convenções de entrada
Cabeçalhos ambíguos – Consulte o Apêndice D: Cabeçalhos ambíguos.
Pontuação – A pontuação dos subelementos de um cabeçalho é geralmente ditada pela catalogação descritiva ou pelo sistema/tesauro de cabeçalho de assunto. Essas convenções de entrada esclarecem as práticas de pontuação MARC. Um campo X30 não termina com um sinal de pontuação, a menos que o campo termine com uma abreviatura, iniciais/letras ou dados que terminam com um sinal de pontuação.
130 #0 $a Ten commandments 130 #0 $a God save the king; $o arr. 130 #0 $a Talmud$vOutlines, syllabi, etc. 130 #0 $a Publicación miscelánea (Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture) 130 #0 $a Bible. $p N.T. $l English. $s Revised Standard. $f 1961? 430 #0 $a Pax et bonum, Ed. 130 #0 $w b $a Publicaciones del Archivo Histórico de la Provincia de Buenos Aires "Ricardo Levene." $n III, $p Documentos del archivo [O sinal de pontuação é colocado dentro da aspa de fechamento.]
O cabeçalho de título uniforme seguido por uma subdivisão de assunto não termina com um sinal de pontuação, a menos que o cabeçalho termine com uma abreviação ou sigla.
130 #0$a United Nations Convention on Contracts for the International Sale of Goods $d (1980) $v Congresses 130 #0$a Book of Mormon $x Antiquities 130 #0$a Bible. $p N.T. $x Relation to the Old Testament
Espaçamento – Não são utilizados espaços nas siglas.
130 #0 $a CORPS (computing, organizations, policy, and society) series 130 #0 $a Bible. $p N.T. $p Matthew
Um espaço é usado entre as iniciais anteriores e posteriores se uma abreviação consistir em mais de uma única letra.
130 #0 $a Mineral resources series (Morgantown, W. Va.)
Constante de exibição
- [hífen associado ao conteúdo do subcampo $v, $x, $y e $z]
Hífen (-) que precede uma subdivisão de assunto em um cabeçalho de assunto estendido não é transportado no registro MARC. Pode ser gerado pelo sistema como uma constante de exibição associada ao conteúdo dos subcampos $v, $x, $y e $z.
Campo: 130 #0 $a Beowulf $x Language $v Glossaries, etc. Exemplo de exibição: Beowulf-Language-Glossaries, etc.
Histórico
- $g – Informações diversas [ALTERADO, 2014]
- Em 2014, o subcampo $g tornou-se repetível.
- $i – Frase de instrução de referência [430/530] [REDEFINIDO, 2009]
- $i – Informação de relacionamento [730] [NOVO, 2014]
- $s – Versão [ALTERADO, 2017]
- O subcampo $s tornou-se repetível.
- $v – Número de controle do registro [730] [REDEFINIDO, 1995] [somente USMARC]
- $0 – Número de controle do registro [530/730] [NOVO, 1997]
- $0 – Número de controle do registro [511/711] [REDEFINIDO, 2010]
- $1 – URI do objeto do mundo real [530/730] [NOVO, 2017]
- $3 – Número de controle do registro de autoridade [OBSOLETO, 1997] [somente CAN/MARC]
- $4 – Código de relacionamento [430/530] [NOVO, 2009]
- $4 – Código de relacionamento [730] [NOVO, 2014]
- $4 – Código de relacionamento [430/530/730] [RENOMEADO, 2017] [REESCRITO, 2017]
- O subcampo $4 foi renomeado e reescrito para permitir o registro de URIs de relacionamento além dos códigos MARC e não MARC.
Histórico da tradução:
- 2021-05-26 – Publicação da tradução