Definição e escopo do campo
Informações necessárias para localizar e acessar informações eletrônicas. O campo pode ser usado em um registro de autoridade para fornecer informações suplementares disponíveis eletronicamente sobre a entidade para a qual o registro foi criado. A frase “recurso eletrônico em rede” é usada para se referir a um recurso eletrônico cujo conteúdo é acessado usando um protocolo de rede como Telnet, HTTP, FTP, etc.
O campo 856 é repetido quando os elementos de dados de localização variarem (a URL no subcampo $u ou nos subcampos $a e $d, quando usados). Também é repetido quando for usado mais de um método de acesso e quando forem registrados sites espelho, formatos/resoluções diferentes com URLs diferentes e itens relacionados.
Veja as Guidelines for the Use of Field 856 para uma discussão mais completa sobre o uso do campo 856.
Orientações para aplicação do campo
Indicadores
Primeiro indicador – Método de acesso
Valor que define a forma de acesso ao recurso eletrônico. Se o recurso estiver disponível por mais de um método de acesso, o campo é repetido com os dados apropriados para cada método. Ao registrar uma URL no subcampo $u, o valor corresponde ao método de acesso (esquema de URL), que também é o primeiro elemento na string da URL.
Os métodos definidos são os principais protocolos TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet).
# – Nenhuma informação fornecida
0 – E-mail
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio de correio eletrônico (e-mail). O acesso inclui a assinatura de um jornal eletrônico ou fórum eletrônico por meio de software destinado a ser usado por um sistema de e-mail
1 – FTP
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio do File Transfer Protocol (FTP).
2 – Login remoto (Telnet)
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio de login remoto (Telnet).
3 – Dial-up
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio de linha telefônica convencional (dial-up). Informações adicionais nos subcampos do registro podem permitir que o usuário se conecte ao recurso.
4 – HTTP
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio do Hypertext Transfer Protocol (HTTP).
7 – Método especificado no subcampo $2
O acesso ao recurso eletrônico se dá por um método diferente dos valores definidos e para o qual é fornecido um código de identificação no subcampo $2 (Fonte de acesso).
Segundo indicador – Relacionamento
Relação entre o recurso eletrônico em rede existente local identificado no campo 856 e o recurso descrito no registro como um todo.
Apenas o valor # (nenhuma informação fornecida) é usado para registros de autoridade.
# – Nenhuma informação fornecida
0 – Recurso
1 – Versão do recurso
2 – Recurso relacionado
3 – Parte(s) do recurso
4 – Versão de parte(s) do recurso
8 – Nenhuma constante de exibição gerada
Não aplique estes valores de indicadores aos registros de autoridade.
Subcampos
$a – Nome do host (R)
Domínio totalmente qualificado (nome do host) do local eletrônico. Ele contém um endereço de rede que é repetido se houver mais de um endereço para o mesmo host.
$c – Informação de compactação (R)
Informações sobre a compactação de um arquivo, em particular, se um programa específico é necessário para descompactar o arquivo.
Pode ser repetido se dois programas de compactação forem usados, observando primeiro a compactação mais recente.
$d – Caminho (R)
Caminho é a série de nomes de diretórios e subdiretórios lógicos que indica onde um arquivo está armazenado. O nome do arquivo propriamente dito é registrado no subcampo $f. Pode ser um caminho substituto que leva o usuário ao host onde as informações de acesso completas e atuais são armazenadas em uma tabela de localização.
$e – Proveniência dos dados (R)
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice H: Subcampos de proveniência dos dados.
$f – Nome eletrônico (R)
Nome eletrônico de um arquivo existente no diretório/subdiretório indicado no subcampo $d do host identificado no subcampo $a. O subcampo $f pode ser repetido se um único arquivo lógico foi dividido em partes e armazenado com nomes diferentes. Nesse caso, as partes separadas devem constituir um único item bibliográfico. Em todos os outros casos, um arquivo que pode ser recuperado com nomes de arquivo diferentes contém várias ocorrências do campo 856, cada uma com seu nome eletrônico correspondente no subcampo $f. Um nome de arquivo pode incluir caracteres curinga (por exemplo, * ou ?), se aplicável. Use o subcampo $z para explicar como os arquivos são nomeados, se necessário.
$g – Identificador persistente (R)
O identificador persistente (PID, do inglês persistent identifier) atribuído ao recurso para acesso automatizado e para outros serviços de resolução. PIDs devem ser fornecidos como hiperlinks acionáveis (por exemplo, formatados como URI HTTP).
Se um PID conduzir a mais de um URI, esses URIs podem ser fornecidos no mesmo campo 856, repetindo-se o subcampo $u.
$h – Uniform Resource Identifier inoperante (R)
Um Uniform Resource Identifier (URI) que não funciona mais, por exemplo, devido a movimentação do conteúdo, quebra de links, etc.
O subcampo $h pode ser repetido se houver mais de um URI não operante. Uma nota sobre a mudança do status (incluindo a data) pode ser adicionada nos subcampos $x ou $z, conforme política local.
$l – Informação padronizada sobre acesso (R)
O subcampo contém informação padronizada sobre as condições de acesso ao recurso. A informação pode ser um valor de um vocabulário controlado ou um Uniform Resource Identifier (URI). Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela estará precedida por um valor apropriado da lista Access Restriction Term Source Codes entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, um URI HTTP, não será precedida por informações entre parênteses.
$m – Contato para assistência de acesso (R)
Nome de um contato para assistência no acesso a um recurso no host especificado no subcampo $a. Para endereços relacionados ao conteúdo do próprio recurso (ou seja, o item representado pelo título registrado no campo 245) em vez de assistência de acesso, o campo 270 é usado. Se os dados do endereço forem iguais, use o campo 270.
$n – Condições de acesso (R)
O subcampo contém informações textuais sobre as condições de acesso ao recurso.
$o – Sistema operacional (NR)
Para fins informativos, o sistema operacional usado pelo host especificado no subcampo $a pode ser aqui indicado. As convenções para o atalho e nomes de arquivo podem depender do sistema operacional do host. Para o sistema operacional do próprio recurso (ou seja, o item representado pelo título registrado no campo 245), ao invés do sistema operacional do host que o disponibiliza, é usado o campo 753 (Detalhes Técnicos Acesso a Arquivos de Computador), subcampo $c (Sistema operacional)
$p – Porta (NR)
Parte do endereço que identifica um processo ou serviço no host.
$q – Tipo de formato eletrônico (R)
Identificação do tipo e versão do formato eletrônico. O tipo do formato eletrônico deve ser especificado com um código de Internet Media Types (MIME types) obtido a partir de IANA Media Types. Se necessário (por exemplo, para auxiliar no acesso ou na preservação digital), informações adicionais, como código PRONOM Unique Identifier (PUID), podem ser incluídos à informação provida pelo MIME Type repetindo-se o subcampo $q.
$r – Informação padronizada sobre uso e reprodução (R)
O subcampo contém informação padronizada sobre os direitos de uso e de reprodução do recurso. A informação pode ser um valor de um vocabulário controlado ou um Uniform Resource Identifier (URI). Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela estará precedida por um valor apropriado da lista Access Restriction Term Source Codes entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, um URI HTTP, não será precedida por informações entre parênteses.
$s – Tamanho do arquivo (R)
Tamanho do arquivo conforme armazenado no nome do arquivo indicado no subcampo $f. Geralmente é expresso em termos de bytes de 8 bits (octetos). Pode ser repetido nos casos em que o nome do arquivo é repetido e segue diretamente o subcampo $f ao qual se aplica. Esta informação não é fornecida para periódicos, uma vez que o campo 856 está relacionado ao título completo, não a questões particulares.
$t – Termos de uso e reprodução (R)
O subcampo contém informações textuais sobre os direitos de uso e de reprodução do recurso.
$u – Uniform Resource Identifier (R)
Um Uniform Resource Identifier (URI) que fornece sintaxe padrão para localizar um objeto usando protocolos de Internet existentes ou por resolução de um identificador persistente (PID). O campo 856 está estruturado para permitir a criação de um URL a partir do encadeamento de outros subcampos 856 separados. O subcampo $u pode ser usado no lugar desses subcampos separados ou em adição a eles.
Pode ser repetido se mais de um URI estiver registrado.
Os URIs que não estão mais funcionando para prover acesso ao recurso descrito podem ser transferidos para o subcampo $h.
$v – Método de acesso por horas disponível (R)
O horário em que o acesso a recurso eletrônico está disponível no local indicado neste campo. Utilizado apenas para registrar os horários de disponibilidade do local específico indicado no campo 856.
$w – Número de controle de registro (R)
Número de controle do sistema do registro relacionado precedido pelo código MARC, entre parênteses, para a agência à qual o número de controle se aplica. Os dados no subcampo de campo de ligação do 856 para o registro MARC tendo os mesmos dados em um campo de número de controle. Consulte o Apêndice G para obter uma lista das fontes de código da organização usadas nos registros MARC 21.
$x – Nota não pública (R)
Nota referente à localização eletrônica da fonte identificada em campo. A nota foi escrita de uma forma inadequada ou não destinada à exibição pública. Ele também pode conter informações de processamento sobre o arquivo no local especificado.
$y – Link do texto (R)
O texto do link é usado para exibição no lugar do URL no subcampo $u (Uniform Resource Identifier). Quando o subcampo $y está presente, os aplicativos devem usar o conteúdo dele como o link em vez do subcampo $u vinculando ao destino no subcampo $u.
O uso do link do texto independe de qualquer decisão sobre o segundo valor do indicador.
$z – Nota pública (R)
Nota referente à localização eletrônica da fonte identificada no campo. A nota é redigida em um formato adequado ou destinado à exibição pública.
$2 – Método de acesso (NR)
Método de acesso quando a primeira posição do indicador contém o valor 7 (Método especificado no subcampo $2). Código de: Electronic Access Methods Code List.
$3 – Materiais especificados (NR)
Informações que especificam a parte da entidade à qual o campo se aplica.
$6 – Ligação (NR)
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
$7 – Status do acesso (NR)
Código que indica a disponibilidade de acesso ao recurso eletrônico em rede cujo endereço consta do subcampo $u. O subcampo $7 se aplica a todos os subcampos $u presentes no campo.
0 – Acesso aberto
O recurso eletrônico em rede é livre e abertamente acessível online a todos, sem restrição, login ou pagamento.
1 – Acesso restrito
O recurso eletrônico em rede não está livre e abertamente acessível online.
u – Não especificado
z – Outro
$8 – Campo de ligação e número de sequência (R)
Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.
Exemplos
856 com URL/URN: 100 1# $a Russell,Bertrand, $d 1872-1970 856 4# $u http://plato.stanford.edu/entries/russell/russell.jpeg $y photograph
100 0# $a Leonardo,$cda Vinci, $d 1452-1519. $t Mona Lisa 856 4# $u http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/vinci/joconde/ $y description 856 4# $3 image $u http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/vinci/joconde/joconde.jpg
110 2# $a Library of Congress. $b Copyright Office 856 4# $u http://www.loc.gov/copyright
111 2# $a International Conference on the Principles and Future Development of AACR 856 4# $u http://www.collectionscanada.ca/jsc/
150 ## $a Presidents’ spouses $z United States 856 4# $u http://www.firstladies.org/
Convenções de entrada
Espaçamento de sublinhado e til em URLs – Em fevereiro de 1994, caracteres adicionais no conjunto de caracteres MARC foram definidos para acomodar as necessidades bibliográficas existentes e para alinhá-lo com os conjuntos de caracteres ASCII e ANSEL. Tanto o sublinhado de espaçamento quanto o til de espaçamento foram adicionados na época devido à necessidade de recursos eletrônicos nos nomes de diretório e arquivo.
Muitos sistemas implementaram esses caracteres, no entanto, para sistemas que não implementaram o espaçamento sublinhado e til, os seguintes caracteres alternativos podem ser usados:
%5F para espaçamento sublinhado
%7E para espaçamento til
Histórico
- Segundo indicador – Relacionamento [REESCRITO, 2022]
- Em 2022, o segundo indicador e seus valores foram atualizados para refletir o uso contemporâneo, esclarecer os relacionamentos definidos, permitir a identificação de partes e auxiliar no acesso a recursos online em um ambiente dominado por recursos web.
- 3 – Parte(s) do recurso [NOVO, 2022]
- 4 – Versão de parte(s) do recurso [NOVO, 2022]
- $b – Número de acesso [OBSOLETO, 2020]
- $e – Proveniência dos dados [NOVO, 2022]
- $g – Nome de recurso uniforme [OBSOLETO, 2000]. Como o subcampo $g (nome eletrônico – fim de intervalo) raramente era usado, ele foi redefinido como Nome de recurso uniforme em 1997. Posteriormente, tornou-se obsoleto em favor do registro do URN no subcampo $u.
- $g – Identificador persistente [NOVO, 2022]
- $h – Processador da solicitação [OBSOLETO, 2020]
- $h – Uniform Resource Identifier inoperante [NOVO, 2022]
- $i – Instrução [OBSOLETO, 2020]
- $j – Bits por segundo [OBSOLETO, 2020]
- $k – Senha [OBSOLETO, 2020]
- $l – Logon [OBSOLETO, 2020]
- $l – Informação padronizada sobre acesso (R) [NOVO, 2022]
- $n – Nome do local do host [OBSOLETO, 2020]
- $n – Condições de acesso (R) [NOVO, 2022]
- $q – Tipo de formato eletrônico [ALTERADO, 2002] [REESCRITO, 2022]
- O subfield $q tornou-se repetível e foi reescrito para maior precisão na especificação de formatos de arquivos eletrônicos e suas versões.
- $r – Configurações [OBSOLETO, 2020]
- $r – Informação padronizada sobre uso e reprodução (R) [NOVO, 2022]
- $t – Termos de uso e reprodução (R) [NOVO, 2022]
- $u – Uniform Resource Identifier [REESCRITO, 2022]
- A definição do subcampo $u foi ampliada para acomodar o registro de identificadores persistentes e múltiplos URLs em um único campo 856.
- $y – Texto do link text [NOVO, 2000]
- $7 – Status do acesso [NOVO, 2019]
Histórico da tradução:
- 2021-05-26 – Publicação da tradução
- 2022-08-15 – Atualização n. 34 do Formato MARC 21
- 2023-02-26 – Atualização n. 35 do Formato MARC 21
- 2023-02-26 – Revisão da tradução