Definições para termos usados no formato MARC21 para Dados de Classificação. Quando o termo é usado em conexão com um ou mais campos específicos, o designador de conteúdo ao qual ele se aplica está entre parênteses no final da definição. Se um termo se aplicar somente a um determinado sistema de classificação, ele será indicado dessa forma. Um termo em itálico também tem uma definição neste glossário. Algumas definições foram reproduzidas da Classificação Decimal de Dewey, com a permissão da OCLC, Inc.
CABEÇALHO (CDD)
Ver Descritor.
CLASSE PRINCIPAL
A série de números, descritores e instruções ou notas que a acompanham que constituem o núcleo de um sistema de classificação. Para a Library of Congress Classification, as classes são designadas de A a Z, com uma, duas ou três letras indicando a classe ou subclasse dentro da classe principal. Na Classificação Decimal de Dewey, as classes são designadas pela série de números CDD 001-999.
CLASSIFICAÇÃO AUXILIADA POR MÁQUINA
Um sistema especializado on-line projetado para orientar os catalogadores de bibliotecas quanto ao número de classificação correto para o tópico.
CONSTRUÇÃO DE NÚMERO
Ver número sintetizado.
DESCRITOR
Um cabeçalho que corresponde a um número ou intervalo de classificação e descreve o assunto abordado.
DESCRITOR CONTROLADO
Um descritor destinado a complementar termos de índice derivados de dados no registro MARC que é controlado por termos de acesso a assuntos com base em um tesauro ou arquivo de autoridade. Consulte também descritor não controlado.
Campos: 700, 710, 711, 730, 750, 751, 754
DESCRITOR NÃO CONTROLADO
Um termo índice destinado a complementar termos de índice derivados de dados no registro MARC que não é controlado por termos de acesso a assuntos baseados em um tesauro ou arquivo de autoridade. Por exemplo, ele pode fornecer quaisquer termos adicionais que não apareçam no registro de dados de classificação, como sinônimos, termos comumente usados, Remissivas “Ver”. Veja também termo índice controlado.
Campos: 753
ENTRADA CENTRALIZADA (CDD)
Um intervalo de número de classificação e seu descritor correspondente que representa um assunto coberto por intervalos de número resumido.
ESQUEMA
Ver sistema de classificação.
FACETA
Qualquer uma das várias categorias em que uma determinada classe pode ser dividida, por exemplo, a divisão da classe “pessoas” pelas categorias raça, idade, educação, idioma falado etc.
ESTRUTURA HIERÁRQUICA (CDD)
O princípio de que os atributos de uma classe, conforme definidos no cabeçalho e em determinadas notas básicas, aplicam-se a todas as subdivisões da classe e a todas as outras classes às quais é feita remissiva.
Campos: 680
HIERARQUIA
A disposição de um sistema de classificação do geral para o específico.
HIERARQUIA DO DESCRITOR
O(s) descritor(es) correspondente(s) ao(s) número(s) de classificação nos níveis seguintes da hierarquia de classificação. Cada elemento na hierarquia do descritor descreve um tópico mais geral do que o próprio descritor. Consulte também descritor; hierarquia.
ÍNDICE
Uma lista de termos anexada a uma classe de classificação com o objetivo de fornecer acesso aos números de classificação dentro do sistema.
INSTRUÇÕES DO TIPO ADICIONAR OU DIVIDIR
Instruções para que o catalogador construa um número de classificação adicionando números de outras partes da classe, de uma tabela ou baseando-se em um padrão definido em outra parte da classe.
INTERVALO DE NÚMERO
Um intervalo de número de classificação com um número inicial e um número final. Veja também intervalo de número definido; intervalo de número resumido.
INTERVALO DE NÚMERO CONTROLADO
Um intervalo de números de classificação que é definido por uma tabela ou subarranjo separado. Consulte também intervalo de número; intervalo de número resumido.
INTERVALO DE NÚMERO RESUMIDO
Uma série de números de classificação que resumem um tópico ou tópicos. Para a CDD, veja também entrada centralizada.
Campos: 008/07
NÍVEL HIERÁRQUICO
O grau de especificidade em uma seção do sistema de classificação. Na Classificação Decimal de Dewey, o nível hierárquico é indicado pelo comprimento da notação e pela profundidade correspondente de recuo do cabeçalho em uma classe. Na Library of Congress Classification, o nível hierárquico é determinado pelo número de recuos do descritor na subclasse, o que indica seu grau de especificidade.
NÚMERO BASE
Número de classificação ao qual um ou mais outros números são anexados ou adicionados por meio da aplicação de uma tabela ou de outras instruções do tipo adicionar ou dividir.
NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO INVÁLIDO
Um número de classificação que não pode ser usado em um registro bibliográfico ou de autoridade. Em geral, refere-se ao número a ser usado em uma remissiva simples ou em uma remissiva complexa.
NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO OBSOLETO
Um número de classificação associado a um descritor que já foi válido, mas não é mais.
NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO OPCIONAL (CDD)
Uma variação opcional oficialmente reconhecida do número de classificação padrão, conforme especificado na classe de classificação.
NÚMERO DA CLASSIFICAÇÃO VÁLIDO
Um número de classificação que pode ser usado em um registro bibliográfico ou de autoridade, seja sozinho ou com letras ou números adicionais. No caso de um intervalo de número, uma parte dele pode ser usada em um registro bibliográfico ou de autoridade. Ele pode ser válido para a edição específica do sistema de classificação, conforme designado no campo 084 – Sistema de classificação e edição. Veja também número de classificação inválido.
NÚMERO RAIZ (CDD)
Os dígitos iniciais de um número de padrão ou intervalo quando esses dígitos não são adicionados.
NÚMERO SINTETIZADO
Um número que se tornou adequadamente específico ao adicionar ou acrescentar números de uma tabela ou de outras partes da classe.
Campos: 008/12, 761, 763, 765, 768
REMISSIVA
Um número que leva diretamente a outro número. Uma exibição simples de remissiva é gerada a partir de um campo de remissiva. A base da remissiva está localizada no registro do número ao qual ela se refere. Veja também remissiva complexa.
REMISSIVA CLASSIFIQUE EM OUTRO LUGAR (CDD)
Uma remissiva que instrui o catalogador a classificar partes de uma classe ou tópicos relacionados a ela no(s) número(s) no campo 153 em vez do(s) número(s) no campo de remissiva.
Campos: 553
REMISSIVA COMPLEXA
Uma nota de remissiva que leva o usuário do número no campo 153 para o número no campo de nota de remissiva quando a relação não pode ser adequadamente transmitida por uma ou mais remissivas cruzadas simples geradas a partir de um campo de remissiva 453 ou 553.
REMISSIVA DE NÃO UTILIZAÇÃO DE SUBDIVISÕES PADRÃO (CDD)
Uma remissiva que instrui o catalogador a não adicionar as subdivisões padrão na Tabela 1. As subdivisões padrão representam formas físicas (dicionários, periódicos) ou abordagens (história, pesquisa) frequentemente recorrentes e aplicáveis a qualquer assunto ou disciplina.
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
Um sistema lógico para a organização do conhecimento. Um sistema de classificação totalmente desenvolvido específica categorias de conhecimento e fornece os meios para relacionar as categorias entre si e para especificar no número de classificação todos ou os mais importantes aspectos e facetas de um assunto.
Campos: 084
TABELA AUXILIAR
Uma tabela de números que pode ser adicionada a outros números nas classes para criar um número de classificação adequadamente específico para a obra que está sendo classificada. Os números de tabela não podem se manter isolados. Se uma tabela aparecer internamente na classe, destinada a ser aplicada a um grupo limitado de números de classificação, ela poderá ser considerada uma tabela ou subarranjo interno e registrada no campo 763 (Subarranjo interno ou adição de entrada na tabela). Como alternativa, uma agência de classificação pode considerar uma tabela interna como externa para fins de codificação. Veja também tabela externa; tabela interna.
TABELA EXTERNA
Uma tabela que tem uma designação especial e se destina a ser aplicada a números dentro do sistema de classificação. Para dados de classificação MARC, cada entrada na tabela está contida em um registro separado. Consulte também tabela; tabela interna.
TABELA INTERNA
Uma tabela que aparece na classe de classificação que especifica um subarranjo de classificação interna ou um conjunto de números tabulados encontrados em notas de acréscimo sob números específicos. Refere-se a uma parte específica e limitada da classe e não tem uma designação de tabela. Para dados de classificação MARC, cada entrada em uma tabela interna está contida em um campo separado dentro de um registro de classificação. Consulte também tabela; tabela externa.
Campos: 763
TABELA DE PREFERÊNCIA (CCD)
Um tipo especial de tabela interna que indica qual de dois ou mais números deve ser escolhido quando as diferentes características de um assunto não podem ser mostradas por completo por meio da construção de número.
Campos: 768
Histórico
Versão atual: 2021-06-03
Histórico da tradução:
- 2023-11-09 – Publicação da tradução