Definição e escopo do campo
Usado em registros codificados com caracteres de conjuntos que não sejam da ISO 10646 (ou Unicode) para especificar o conjunto de caracteres presente no registro. Uma descrição detalhada da sequências de escape padrão usada em registros MARC é provido em MARC 21 Specifications for Record Structure, Character Sets and Exchange Media.
O campo alerta os usuários de que talvez possa ser necessário um processamento especial.
Códigos para identificação de conjuntos de caracteres são todos menos o primeiro caractere da sequência de escape que designa os conjuntos (o primeiro caractere é o caractere de escape, hexadecimal 1B).
Orientações para aplicação do campo
Indicadores
Primeiro indicador – Indefinido
Indefinido e contém um espaço em branco (#).
Segundo indicador – Indefinido
Indefinido e contém um espaço em branco (#).
Subcampos
$a – Conjunto de caracteres G0 primário (NR)
O código é composto pelos caracteres intermediários e finais da sequência de escape que designa e invoca o conjunto de caracteres G0 padrão.
Visto que o MARC Latim (incluindo ASCII, MARC Grego, MARC subscrito ou MARC sobrescrito) é o conjunto padrão do MARC, se for o conjunto principal, ele não precisará ser identificado neste subcampo.o.
066 ## $a (N
O caractere intermediário na sequência de designação é hexadecimal 28 (gráfico ASCII "(" parêntese de abertura) que identifica o conjunto de caracteres como um byte por caractere e seu uso como um conjunto G0, e o caractere final é hexadecimal 4E (gráfico ASCII "N") que identifica o conjunto cirílico básico.
066 ## $a $1
O caractere intermediário na sequência de designação é hexadecimal 24 (gráfico ASCII "$") que identifica o conjunto de caracteres como bytes múltiplos por caractere e seu uso como um conjunto G0, e o caractere final é hexadecimal 31 (ASCII gráfico "1") que identifica o conjunto de caracteres chinês, japonês e coreano.
$b – Conjunto de caracteres G1 primário (NR)
O código é composto pelos caracteres intermediários e finais da sequência de escape que designa e invoca o conjunto de caracteres G1 padrão.
Como ANSEL é o conjunto padrão do MARC, se for o conjunto estendido primário, não precisará ser identificado nesse subcampo.
066 ## $b )1
Os caracteres intermediários na sequência de designação são hexadecimal 24 hexadecimal 29 (gráficos ASCII "$)") que identificam o conjunto de caracteres como bytes múltiplos por caractere e seu uso como um conjunto G1, e o caractere final é hex 31 (gráfico ASCII "1") que identifica o código de caracteres do Leste Asiático para uso bibliográfico (ANSI / NISO Z39.64).
066 ## $b )Q
O caractere intermediário na sequência de designação é hexadecimal 29 (gráfico ASCII ")") que identifica o conjunto de caracteres como um byte por caractere e seu uso como um conjunto G1, e o caractere final é hexadecimal 51 (Gráfico ASCII "Q") que identifica o conjunto de caracteres Cirílico Estendido.
$c – Conjunto de caracteres alternativo G0 ou G1 (R)
O código é composto pelos caracteres intermediários e finais de cada sequência de escape que será usada para designar um conjunto de caracteres gráficos alternativos usado no registro.
Caracteres intermediários indicam se o conjunto é único ou multibyte e se será designado como um conjunto G0 ou G1. O subcampo é repetido para cada conjunto de caracteres adicional presente.
066 ## $c )2
O caractere intermediário na sequência de designação é hexadecimal 29 (gráfico ASCII ")" ) que identifica o conjunto de caracteres como o conjunto G1 e um byte por caractere, e o caractere final é hexadecimal 32 (gráfico ASCII "2") que identifica o conjunto de caracteres hebraico.
Histórico
Versão atual: 2008-03-14
Histórico da tradução:
- 2023-10-29 – Publicação da tradução