857 – Localização e acesso ao arquivo eletrônico (R)

Definição e escopo do campo

Informações necessárias para localizar e acessar um arquivo da Web ou de um repositório de arquivo digital. Esse campo pode ser usado em um registro de classificação quando esse recurso ou um subconjunto dele estiver armazenado em um arquivo da Web ou repositório digital. O campo pode ser usado além do campo 856 ou no lugar dele, se for desejado fornecer informações adicionais sobre os recursos arquivados além do que é possível no campo 856. O campo também pode ser usado para fornecer localização e acesso a uma versão arquivada digitalizada de um recurso tangível, por exemplo, um livro ou CD-ROM descrito no registro, ou um recurso arquivado relacionado.

O campo 857 é repetido quando um recurso eletrônico foi armazenado em mais de um arquivo da Web ou repositório de arquivo digital.

Orientações para aplicação do campo

Indicadores

Primeiro indicador – Método de acesso

Método de acesso ao recurso eletrônico arquivado. Se o recurso arquivado estiver disponível por mais de um método de acesso, o campo será repetido com os dados apropriados para cada método. Os métodos definidos são os principais protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Ao registrar um URL no subcampo $u, o valor corresponde ao método de acesso (esquema de URL), que também é o primeiro elemento da cadeia.

# – Sem informação provida

1 – FTP

O acesso ao recurso eletrônico arquivado é feito por meio do Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP).

1 – HTTP

O acesso ao recurso eletrônico arquivado é feito por meio do protocolo de transferência de hipertexto (HTTP).

7 – Método especificado no subcampo $2

O acesso ao recurso eletrônico arquivado é feito por meio de um método diferente dos valores definidos e para o qual é fornecido um código de identificação no subcampo $2.


Segundo indicador – Relação

Relação entre um recurso eletrônico arquivado no local identificado no campo 857 e o recurso bibliográfico descrito no registro como um todo.

# – Sem informação provida

0 – Fonte

1 – Versão da fonte

2 – Fontes relacionadas

3 – Parte(s) componente(s) da fonte

4 – Versão de parte(s) do componente da fonte

8 – Nenhuma constante de exibição gerada


Subcampos

$b – Nome da agência de arquivamento (NR)

Agência responsável pelo arquivo da Web ou repositório de arquivos digitais.


$c – Nome do arquivo da Web ou repositório de arquivo digital (NR)

O nome pelo qual o arquivo da Web ou o repositório de arquivos digitais é conhecido.


$d – Intervalo de datas do material arquivado (NR)

O subcampo destina-se principalmente a recursos eletrônicos contínuos arquivados e outros recursos dinâmicos para fornecer informações sobre o intervalo de datas durante o qual o material arquivado foi emitido. As datas são especificadas de acordo com o EDTF (Extended Date/Time Format). A data de início do material arquivado deve ser sempre mencionada quando conhecida; a data de término somente se o material descrito no registro não estiver mais sendo arquivado.

Vários intervalos de datas podem ser fornecidos em um único 857 $d, separando-os com “;”. O motivo dessas lacunas, se conhecido, pode ser fornecido em 857 $x ou 857 $z.


$f – Integralidade do arquivo (NR)

O subcampo destina-se principalmente a recursos eletrônicos contínuos arquivados ou a outros recursos dinâmicos arquivados. Ele contém informações sobre a frequência ou o número de vezes que um recurso eletrônico contínuo foi coletado. Essas informações permitem ao usuário inferir a integridade do material arquivado para o intervalo de datas em $d quando associado à frequência do recurso. Se estiver fornecendo o número de vezes que um recurso foi coletado, forneça a data em que essa informação foi obtida.


$g – Identificador persistente (R)

Identificador persistente (PID) que permite a busca e a recuperação de um recurso em um arquivo da Web ou repositório de arquivos digitais usando os protocolos existentes da Internet. Ele é atribuído ao recurso para acesso automatizado e outros serviços de resolução por um resolvedor de PID. Os PIDs devem ser fornecidos como hiperlinks acionáveis (por exemplo, formato HTTP URI).

Se um PID resolver para mais de um URI, esses URIs poderão ser fornecidos no mesmo campo, com o subcampo $u repetido.


$h – Identificador uniforme de recursos (URI) que não está funcionando (R)

Uniform Resource Identifier (URI), para qualquer arquivo ou repositório que tenha deixado de existir.

O subcampo $h pode ser repetido se houver mais de um URI que não esteja funcionando. Uma nota sobre a mudança de status (incluindo a data) pode ser adicionada no subcampo $x ou no subcampo $z, dependendo da política local.


$l – Informações padronizadas que regulam o acesso (R)

Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela será precedida pelo valor apropriado da lista de Access Restriction Term Source Codes, entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, HTTP URI, nenhum parêntese precedente é usado.

Esse subcampo destina-se a conter informações equivalentes às registradas nos subcampos $f, $2 e $u do campo 506.


$m – Contato para assistência ao acesso (R)

Nome de um contato para assistência no acesso a um recurso no sistema legado especificado no subcampo $b.


$n – Termos de acesso (R)

O subcampo contém informações textuais sobre o status de acesso de um recurso.


$q – Tipo do formato eletrônico (R)

Identificação do tipo e da versão do formato eletrônico. O tipo de formato eletrônico deve ser especificado com um código da lista de tipos de mídia registrados em Internet Media Types (MIME type), retirado de: IANA Media Types. Se necessário (por exemplo, para especificar uma versão de formato de arquivo para dar suporte ao acesso ou à preservação digital), informações adicionais, como códigos PUID (PRONOM Unique Identifier), podem ser incluídas além das informações fornecidas pelo MIME Type, repetindo o subcampo $q.


$r – Informações padronizadas que regulam o uso e a reprodução (R)

O subcampo contém informações padronizadas sobre os direitos de uso e reprodução de um recurso. As informações podem estar na forma de um valor de um vocabulário controlado ou de um URI. Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela será precedida pelo valor apropriado da lista de Access Restriction Term Source Codes, entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, HTTP URI, não é usado nenhum parêntese anterior.


$s – Tamanho do arquivo (R)

Tamanho do(s) arquivo(s) armazenado(s) no arquivo indicado no subcampo $c. Geralmente é expresso em termos de 8-bit bytes (megabytes, gigabytes).


$t – Termos de uso e reprodução (R)

O subcampo contém informações textuais sobre os direitos de uso e reprodução de um recurso.


$u – Uniform Resource Identifier (URI) (R)

Uniform Resource Identifier (URI), que fornece a sintaxe padrão para localizar um objeto usando os protocolos existentes da Internet ou pela resolução de um identificador persistente (PID).

O subcampo $u pode ser repetido se mais de um URI for registrado.

Os URIs que não funcionam mais para fornecer acesso ao recurso descrito podem ser transferidos para $h.


$x – Nota privada (R)

Nota relacionada à localização eletrônica da fonte identificada no campo. A nota é escrita em um formato que não é adequado ou destinado à exibição pública. Ela também pode conter informações de processamento sobre o arquivo no local especificado.


$y – Texto de ligação (R)

Usado para exibição no lugar do URL no subcampo $u. Quando o subcampo $y estiver presente, os aplicadores deverão usar o conteúdo do subcampo $y como ligação, em vez do conteúdo do subcampo $u, ao fazer a ligação para o destino no subcampo $u. O uso do texto da ligação é independente de qualquer decisão relativa ao valor do segundo indicador.


$z – Nota pública (R)

Nota relacionada à localização eletrônica da fonte identificada no campo. A nota é escrita em um formato adequado ou destinado à exibição pública.


$2 – Método de acesso (NR)

Método de acesso quando o primeiro indicador contém o valor 7. Código de: Electronic Access Methods Code List.


$3 – Materiais especificados (NR)

Parte do material descrito ao qual o campo se aplica.


$6 – Ligação (NR)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.


$7 – Status do acesso (NR)

Código que indica a disponibilidade de acesso ao recurso eletrônico em rede cujo endereço aparece no subcampo $u. O subcampo $7 aplica-se a todos os subcampos $u presentes no campo.

0 – Acesso aberto

O recurso eletrônico em rede é livre e abertamente acessível on-line a todos, sem restrições, login ou pagamento.

1 – Acesso restrito

O recurso eletrônico em rede não é de acesso livre e aberto on-line.

u – Não especificado

z – Outro


$8 – Campo de ligação e número de sequência (R)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.


Nota 14

As descrições do campo no texto original constam, na época da tradução, todas referentes ao MARC 21 para Dados Bibliográficos. Foi necessário entrar em contato com a Library of Congress e recebemos a recomendação de remover e adaptar o texto para o contexto do MARC 21 para Dados de Classificação.


Histórico

857 – Localização e acesso ao arquivo eletrônico [NOVO, 2023]

Versão atual: 2023-06-21

Histórico da tradução:

  • 2023-11-08 – Publicação da tradução