857 – Localização e acesso ao arquivo eletrônico (R)

Definição e escopo do campo

Informações necessárias para localizar e acessar um recurso eletrônico em um arquivo Web ou em um arquivo digital. O campo pode ser usado em um registro bibliográfico quando o recurso ou um subconjunto dele estiver armazenado em um arquivo Web ou repositório digital. O campo pode ser utilizado em conjunto ou no lugar do campo 856 quando se deseja prover informações adicionais sobre os recursos arquivados além das possibilidades do campo 856. O campo pode também ser usado para localização e acesso a uma versão digitalizada arquivada de um recurso tangível, por exemplo, um livro ou um CD-ROM descrito no registro ou um recurso relacionado arquivado.

O campo 857 é repetido quando o recurso estiver armazenado em mais de um arquivo Web ou repositório digital.

Orientações para aplicação do campo

Indicadores

Primeiro indicador – Método de acesso

Método de acesso ao recurso eletrônico arquivado. Se o recurso estiver disponível por mais de um método de acesso, o campo é repetido com os dados apropriados para cada método. Os métodos definidos são os principais protocolos TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet). Ao registrar uma URL no subcampo $u, o valor corresponde ao método de acesso (esquema de URL), que também é o primeiro elemento na string da URL.

# – Nenhuma informação fornecida

1 – FTP
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio do File Transfer Protocol (FTP).

4 – HTTP
O acesso ao recurso eletrônico se dá por meio do Hypertext Transfer Protocol (HTTP).

7 – Método especificado no subcampo $2
O acesso ao recurso eletrônico se dá por um método diferente dos valores definidos e para o qual é fornecido um código de identificação no subcampo $2 (Fonte de acesso).


Segundo indicador – Relacionamento

Relação entre o recurso eletrônico arquivado e o recurso descrito no registro bibliográfico como um todo.

Apenas o valor # (nenhuma informação fornecida) é usado para registros de autoridade.

# – Nenhuma informação fornecida
0 – Recurso
1 – Versão do recurso
2 – Recurso relacionado

3 – Parte(s) do recurso
4 – Versão de parte(s) do recurso
8 – Nenhuma constante de exibição gerada


Subcampos

$b – Nome da agência de arquivamento (NR)

Agência responsável pelo arquivo Web ou repositório.


$c – Nome do arquivo Web ou repositório digital (NR)

O nome pelo qual o arquivo Web ou o repositório digital é conhecido.


$d – Intervalo de datas do material arquivado (NR)

Este subcampo, voltado principalmente para recursos eletrônicos contínuos e outros tipos dinâmicos de recursos, provê informações sobre o intervalo de datas durante o qual os materiais arquivados foram publicados. As datas são especificadas de acordo com Extended Date/Time Format (EDTF). A data inicial deve sempre ser mencionada quando conhecida; a data final deve ser mencionada se o material descrito no registro não estiver mais sendo arquivado.

Múltiplos intervalos de data podem ser providos em um único 857 $d, sendo seperados por ponto e vírgula. A razão para as lacunas, se conhecidas, podem ser fornecidas no 857 $x ou 857 $z.


$e – Proveniência dos dados (R)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice H: Subcampos de proveniência dos dados.


$f – Completude do arquivo (NR)

Este subcampo está voltado principalmente para recursos eletrônicos contínuos e outros tipos dinâmicos de recursos. Ele contém informações sobre a frequência e a quantidade de vezes que um recurso foi coletado. Essas informações permitem aos usuários inferir sobre a completude do material no intervalo de datas no subcampo $d. Se informar a quantidade de vezes que um recurso foi coletado, informe a data de quando essa informação foi obtida.


$g – Identificador persistente (R)

O identificador persistente (PID, do inglês persistent identifier) que permite busca e recuperação do recurso em um arquivo Web ou repositório digital. É atribuído ao recurso para acesso automatizado e para outros serviços de resolução. PIDs devem ser fornecidos como hiperlinks acionáveis (por exemplo, formatados como URI HTTP).

Se um PID conduzir a mais de um URI, esses URIs podem ser fornecidos no mesmo campo 857, repetindo-se o subcampo $u.


$h – Uniform Resource Identifier inoperante (R)

Um Uniform Resource Identifier (URI) para um arquivo ou repositório que não mais existe.

O subcampo $h pode ser repetido se houver mais de um URI não operante. Uma nota sobre a mudança do status (incluindo a data) pode ser adicionada nos subcampos $x ou $z, conforme política local.


$l – Informação padronizada sobre acesso (R)

O subcampo contém informação padronizada sobre as condições de acesso ao recurso. A informação pode ser um valor de um vocabulário controlado ou um Uniform Resource Identifier (URI). Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela estará precedida por um valor apropriado da lista Access Restriction Term Source Codes entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, um URI HTTP, não será precedida por informações entre parênteses.

Este subcampo é projetado para conter informações equivalentes às registradas nos subcampos $f, $2 e $u do campo 506 (do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos).


$m – Contato para assistência de acesso (R)

Nome de um contato para assistência no acesso a um recurso no host especificado no subcampo $a. Para endereços relacionados ao conteúdo do próprio recurso (ou seja, o item representado pelo título registrado no campo 245) em vez de assistência de acesso, o campo 270 é usado. Se os dados do endereço forem iguais, use o campo 270.


$n – Condições de acesso (R)

O subcampo contém informações textuais sobre as condições de acesso ao recurso.

Este subcampo é projetado para conter informações equivalentes às registradas no subcampo $a do campo 506 (do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos).


$q – Tipo de formato eletrônico (R)

Identificação do tipo e versão do formato eletrônico. O tipo do formato eletrônico deve ser especificado com um código de Internet Media Types (MIME types) obtido a partir de IANA Media Types. Se necessário (por exemplo, para auxiliar no acesso ou na preservação digital), informações adicionais, como código PRONOM Unique Identifier (PUID), podem ser incluídos à informação provida pelo MIME Type repetindo-se o subcampo $q.


$r – Informação padronizada sobre uso e reprodução (R)

O subcampo contém informação padronizada sobre os direitos de uso e de reprodução do recurso. A informação pode ser um valor de um vocabulário controlado ou um Uniform Resource Identifier (URI). Se a informação for um valor de um vocabulário controlado, ela estará precedida por um valor apropriado da lista Access Restriction Term Source Codes entre parênteses. Quando a informação é fornecida na forma de um protocolo de recuperação da Web, por exemplo, um URI HTTP, não será precedida por informações entre parênteses.

Este subcampo é projetado para conter informações equivalentes às registradas nos subcampos $f, $2 e $u do campo 540 (do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos).


$s – Tamanho do arquivo (R)

Tamanho do arquivo conforme armazenado no nome do arquivo indicado no subcampo $f. Geralmente é expresso em termos de bytes de 8 bits (octetos). Pode ser repetido nos casos em que o nome do arquivo é repetido e segue diretamente o subcampo $f ao qual se aplica. Esta informação não é fornecida para periódicos, uma vez que o campo 856 está relacionado ao título completo, não a questões particulares.


$t – Termos de uso e reprodução (R)

O subcampo contém informações textuais sobre os direitos de uso e de reprodução do recurso.

Este subcampo é projetado para conter informações equivalentes às registradas nos subcampos $a do campo 540 (do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos).


$u – Uniform Resource Identifier (R)

Um Uniform Resource Identifier (URI) que fornece sintaxe padrão para localizar um objeto usando protocolos de Internet existentes ou por resolução de um identificador persistente (PID).

Pode ser repetido se mais de um URI estiver registrado.

Os URIs que não estão mais funcionando para prover acesso ao recurso descrito podem ser transferidos para o subcampo $h.


$x – Nota não pública (R)

Nota referente à localização eletrônica da fonte identificada em campo. A nota foi escrita de uma forma inadequada ou não destinada à exibição pública. Ele também pode conter informações de processamento sobre o arquivo no local especificado.


$y – Link do texto (R)

O texto do link é usado para exibição no lugar do URL no subcampo $u (Uniform Resource Identifier). Quando o subcampo $y está presente, os aplicativos devem usar o conteúdo dele como o link em vez do subcampo $u vinculando ao destino no subcampo $u. O uso do link do texto independe de qualquer decisão sobre o segundo valor do indicador.


$z – Nota pública (R)

Nota referente à localização eletrônica da fonte identificada no campo. A nota é redigida em um formato adequado ou destinado à exibição pública.


$2 – Método de acesso (NR)

Método de acesso quando a primeira posição do indicador contém o valor 7 (Método especificado no subcampo $2). Código de: Electronic Access Methods Code List.


$3 – Materiais especificados (NR)

Informações que especificam a parte da entidade à qual o campo se aplica.


$5 – Instituição a qual o campo se aplica (NR)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.


$6 – Ligação (NR)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.


$7 – Status do acesso (NR)

Código que indica a disponibilidade de acesso ao recurso eletrônico em rede cujo endereço consta do subcampo $u. O subcampo $7 se aplica a todos os subcampos $u presentes no campo.

0 – Acesso aberto
O recurso eletrônico em rede é livre e abertamente acessível online a todos, sem restrição, login ou pagamento.

1 – Acesso restrito
O recurso eletrônico em rede não está livre e abertamente acessível online.

u – Não especificado

z – Outro


$8 – Campo de ligação  e número de sequência (R)

Veja a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.


Histórico

  • Campo 857 – Localização e acesso ao arquivo eletrônico [NOVO, 2023]

Histórico da tradução:

  • 2023-07-19 – Atualização n. 36 do Formato MARC 21