7XX – Campos de ligação de cabeçalho – Informações gerais

Definição e escopo

Os campos de ligação de cabeçalho 7XX fornecem um link legível por máquina, dentro do sistema, entre cabeçalhos equivalentes ou hierárquicos, sejam eles estruturados na mesma ou diferente forma, sejam do mesmo ou diferentes arquivos de autoridade ou tesauros impressos, ou que existam como registros de autoridade separados. A inclusão de um campo de ligação em um registro de cabeçalho estabelecido ou de cabeçalho estabelecido e subdivisão para um nome, nome/título, título uniforme, termo tópico, termo de forma, ou cabeçalho de assunto estendido, ou em um registro de cabeçalho estabelecido para uma subdivisão de assunto autorizada, pode ser usada para relacionar cabeçalhos como:

  • Nomes equivalentes em um tesauro multilíngue, exemplo: o cabeçalho da Library and Archives Canada em inglês “Francis, of Assisi, Saint, 1182-1226” e o cabeçalho da Library and Archives Canada em francês “François, d’Assise, saint, 1182-1226”.
  • Nomes oriundos de diferentes tesauros que representam relacionamentos hierárquicos (ou seja, mais amplos ou mais restritos) ou relacionamentos associativos.
  • Cabeçalhos de termos tópicos equivalentes em diferentes sistemas de autoridade, exemplo: os cabeçalhos “Medical referral” e “Medical consultation” da Library of Congress Subject Headings (LCSH), e o cabeçalho “Referral and Consultation” do Medical Subject Headings (MeSH).
  • Cabeçalho do termo tópico (campo 150) e o mesmo termo ou termo semelhante usado como uma subdivisão de assunto (campo 78X), exemplo: o termo estabelecido “História” e a subdivisão de assunto “História”; exemplo: termo estabelecido “Século XX” e a subdivisão de assunto “Século XX”.
  • Cabeçalho de nome geográfico (campo 151) e a forma indireta desse nome usado como uma subdivisão de assunto geográfico (campo 781), exemplo: cabeçalho estabelecido “Roma (NY)” e a subdivisão de assunto “Nova York (Estado) – Roma”.
  • Cabeçalho de termo de gênero/forma (campo 155) e o mesmo termo ou termo similar usado como uma subdivisão de assunto de forma (campo 785), exemplo: cabeçalho estabelecido “Periódicos” e a subdivisão de assunto “Periódicos”.

A etiqueta de campo 7XX identifica se o campo de cabeçalho de ligação contém um cabeçalho estabelecido (campos 700-762) ou um cabeçalho de subdivisão autorizado (campos 780-785). O segundo indicador ou subcampo $2 identifica o sistema de autoridade ao qual o cabeçalho do campo 7XX pertence. O subcampo $0 (número de controle do registro de autoridade ou número padrão) contém o número de controle do sistema ou número padrão do registro relacionado quando houver um registro MARC de autoridade separado para o cabeçalho 7XX.

Um relacionamento que não pode ser adequadamente expresso pelos campos de ligação 700-785 é descrito textualmente no campo 788.

Orientações para aplicação do campo

Orientações para o segundo indicador, subcampo $2 (Fonte do cabeçalho ou termo), subcampo $w (Subcampo de controle), subcampo $i (Informações de relacionamento) e subcampo $4 (Relacionamento) nos campos 7XX, bem como instruções especiais para o campo 788 são fornecidas nesta seção. As orientações para aplicar os outros designadores de conteúdo definidos para os campos 700-785 são fornecidas nas seções de informações gerais para cada campo correspondente.

A posição do primeiro indicador e todos os códigos de subcampo definidos para o campo 788 (Ligação complexa) são descritos na descrição desse campo. A segunda posição do indicador é descrita nesta seção.


Indicadores

Segundo indicador – Tesauro

Sistema de cabeçalhos de assunto e/ou de nome ou tesauro usado na construção do cabeçalho.

0 – Library of Congress Subject Headings
O cabeçalho está em conformidade e é apropriado para uso na Library of Congress Subject Headings (LCSH) e nos arquivos de autoridade de nome que são mantidos pela Library of Congress.

1 – Cabeçalhos de assuntos da LC para literatura infantil
O cabeçalho está em conformidade com a seção “AC Subject Headings” do Library of Congress Subject Headings e é apropriado para uso no LC Annotated Card Program.

2 – Medical Subject Headings
O cabeçalho está em conformidade com os Medical Subject Headings (MeSH) e/ou com os arquivos de autoridade de nomes da National Library of Medicine.

3 – Arquivo de autoridade de assunto da National Agricultural Library 
O cabeçalho está em conformidade com o arquivo de autoridade de assunto da National Agricultural Library dos EUA.

4 – Fonte não especificada
O cabeçalho está em conformidade com uma lista controlada que não pôde ser especificada por outro valor no segundo indicador ou por uma identificação do código MARC no subcampo $2.

5 – Canadian Subject Headings
O cabeçalho está em conformidade e é apropriado para uso nos Canadian Subject Headings mantidos pela Library and Archives Canada.

6 – Répertoire de vedettes-matière
O cabeçalho está em conformidade e é apropriado para uso no Répertoire de vedettes-matière que é mantido pela Bibliothèque de l’Université de Laval e/ou nos arquivos de autoridade de nome mantidos por bibliotecas no Canadá usando o francês como idioma de descrição.

7 – Fonte especificada no subcampo $2
O cabeçalho está em conformidade com uma lista controlada diferente daquela especificada por um dos outros valores definidos e para a qual uma identificação do código MARC está contido no subcampo $2.


Subcampos

$i – Informações de relacionamento

Subcampo que registra em forma textual a designação de um relacionamento da entidade em um campo 7XX com a entidade 1XX do registro.

008/11 a
150 ## $a Apples
750 #7 $i Broader mapping $a Fruit $4 BM $2 tgm
[O cabeçalho no 750 derivado do Thesaurus for Graphic Materials é mais amplo do que o 150 derivado da LCSH.]

$w – Subcampo de controle

Até duas posições de caracteres (designadas por $w/0 ou $w/1) que controlam a geração de uma exibição de link ou indicam a complexidade de um cabeçalho em um campo 700-785. Usado apenas se a exibição for suprimida ou se a substituição de um cabeçalho demandar revisão.

Como as definições dos códigos no subcampo $w dependem da posição do caractere em que ocorrem, a codificação de qualquer posição do caractere exige que cada posição do caractere precedente contenha um código ou um caractere de preenchimento (|); posições de caracteres sucessivas não precisam ser usadas.

/0 – Exibição de link

Código alfabético de um caractere que controla a supressão de uma exibição de link de um campo 700-785.

a – Link não exibido
Usado por um motivo dependente do sistema local para supressão que não é coberto pelo código b ou c. Para fins de intercâmbio, o código a é convertido ao código n ou em um caractere de preenchimento (|).

008/09 a
[registro de cabeçalho estabelecido]
008/11 a
[código indicando LCSH]
110 2# $a Last Poets (Grupo)
710 27 $w a $a Last Poets $2 [código da fonte]
[Registro para o formulário de ligação do nome não está no sistema LC.]

b – Link não exibido, campo 788 usado
A geração de uma exibição de link de um campo 700-785 é suprimida devido à existência do campo 788 (Ligação complexa) no registro.

008/09 a
[registro de cabeçalho estabelecido]
008/11 c
[código indicando MeSH]
150 ## $a Referral and Consultation 
750 #0 $8 1 $w b $a Medical referral
750 #0 $8 1 $w b $a Medical consultation
[Os dois cabeçalhos LCSH são equivalentes ao cabeçalho MeSH.]

c – Link não exibido, campo 7XX não usado
A geração de uma exibição de link de um campo 700-785 é suprimida devido não haver um campo 7XX (por exemplo, 360, 680) no registro que descreve o relacionamento.

008/09 a
[registro de cabeçalho estabelecido]
008/11 a
[código indicando LCSH]
150 ## $a Corrosion and anti-corrosives
360 ## $i subdivision $a Corrosion $i under individual materials, metals and metal compounds and types of engineering structures, equipment, and vehicles. e.g. $a Concrete-Corrosion; Copper-Corrosion; Automobile -Corrosion
780 #0 $w c $x Corrosion

n – Não aplicável
Usado quando não há restrição à exibição de um link do campo 7XX. Se o código n for aplicável, o subcampo $w/0 não precisa ser usado.


/1 – Complexidade de substituição

Código alfabético de um caractere que indica a possibilidade de substituição automática de um cabeçalho em um campo 700-785.

a – A substituição do cabeçalho não requer revisão
Cabeçalhos que são sempre usados ​​para substituir o cabeçalho obsoleto (isto é, cabeçalhos que podem ser substituídos por máquina sem a necessidade de revisão manual).

040 ## $a DLC $d OCLC $f fast
150 ## $a Summer resorts
550 ## $a Resorts
550 ## $a Seaside resorts
750 #0 $a Summer resorts $0 (DLC)sh#85130430# $w na

b – A substituição do cabeçalho requer revisão
O cabeçalho pode ser usado como uma substituição, mas requer análise do assunto para determinar sua adequação (ou seja, cabeçalhos que devem ser usados ​​como substituição somente após a revisão manual).

040 ## $a DLC $d OCLC $f fast
151 ## $a Michigan $z Charlevoix
751 #0 $a Charlevoix (Mich.) $0 (DLC)n##82062705# $w nb

n – Não aplicável
O cabeçalho não está sendo substituído por outro cabeçalho. Se o código n for aplicável, $w/1 não precisa ser usado.


$2 – Fonte do cabeçalho ou termo

Código MARC que identifica o tesauro ou arquivo de autoridade que é a fonte do cabeçalho quando a segunda posição do indicador contém o valor 7. Código de: Subject Heading and Term Source Codes para o subcampo $2 nos campos 700-751, 780-782 e 788; e Genre/Form Code and Term Source Codes para o subcampo $2 nos campos 755 e 785; e Musical Instrumentation and Voice Code Source Codes para o subcampo $2 no campo 762.

008/09 d
[registro de subdivisão]
008/11 r
[código indicando AAT]
185 ## $v atlases
755 #7 $v atlases $0 [número de controle do registro] $2 aat
008/09 a
[registro de cabeçalho estabelecido]
008/11 r
[código indicando AAT]
155 ## $a atlases
785 #7 $v atlases $0 [número de controle de registro] $2 aat
[O mesmo cabeçalho é usado tanto como um assunto e como um termo de subdivisão no Art & Architecture Thesaurus]

$4 – Relacionamento

Código ou URI que especifica o relacionamento da entidade descrita no registro com a entidade referenciada no campo. Uma fonte de códigos de relacionamento é: ISO 25964-2: Thesauri and interoperability with other vocabularies — Parte 2: Interoperability with other vocabularies, Seção 4, Tabela 1.


Convenções de entrada

Convenções gerais de entrada  As convenções gerais de entrada para os campos 7XX são fornecidas nas seções de Informações gerais para cada tipo de cabeçalho (Nomes pessoais X00; Nomes de entidades coletivas X10; Nomes de eventos X11; Títulos uniformes X30; Termos cronológicos X48, Termos tópicos X50; X51 Nomes geográficos; Termos de gênero/forma X55; Termos de meio de execução X62; Subdivisões gerais X80; Subdivisões geográficas X81; Subdivisões cronológicas X82, subdivisões de forma X85).

Ordem de subcampos – os subcampos $6 e $5, quando usados, são o primeiro e o último subcampos, respectivamente, em um campo. Quando esses e outros subcampos de controle e ligação são usados ​​em um campo de ligação do 7XX, eles ocorrem na seguinte ordem.

$6 $8 $w <subcampos de cabeçalho: $a, etc.> $0 $2 $5

Códigos de relacionamento – Os códigos de relacionamento apropriados usados geralmente são da ISO 25964-2: EQ (Equivalence), BM (Broader mapping), NM (Narrower mapping), RM (Related mapping). Além disso, de acordo com a ISO 25964-2, os refinamentos podem ser expressos por símbolos adicionais.

Exibição constantes para cabeçalhos de ligação – Nos campos de cabeçalhos de ligação 7XX, frases como as listadas abaixo não são transportadas no registro MARC. Elas podem ser geradas pelo sistema como constantes de exibição associadas à etiqueta de campo.

  • Cabeçalho relacionado: subdivisão relacionada:
  • Cabeçalho equivalente: subdivisão equivalente:

Quando os cabeçalhos 1XX e 7XX são de diferentes sistemas ou tesauros, uma constante de exibição pode ser uma combinação de uma frase relacionada à etiqueta como uma das anteriores e dados codificados ou textuais gerados pelo valor na segunda posição do indicador (Sistema de cabeçalho de assunto/thesaurus) ou o código da fonte no subcampo $2 (Fonte do cabeçalho ou termo).

Para o campo 788, a constante de exibição completa pode ser uma combinação de uma frase relacionada à etiqueta e texto explícito contido no subcampo $i (Texto explicativo).


Histórico

  • Campo 747 – Ligação de Cabeçalho Estabelecido – Nome de Evento [NOVO, 2016]
  • Campo 748 – Ligação de Cabeçalho Estabelecido – Termo cronológico [NOVO, 2002]
  • Campo 762 – Ligação de Cabeçalho Estabelecido – Termo de Meio de Execução [NOVO, 2013]
  • Campo 9XX – Cabeçalhos Equivalentes [OBSOLETO, 1997] [apenas CAN/MARC]
  • $i – Informações de relacionamento [NOVO, 2014]
  • $v – Subdivisão de forma [REDEFINIDO, 1995] [apenas USMARC]
  • $u – Número de controle de registro [OBSOLETO, 1997] [apenas USMARC]
  • $w/1 – Complexidade de substituição [NOVO, 2002]
  • $0 – Número de controle de registro [NOVO, 1997]
  • $4 – Código de relacionamento [NOVO, 2014]
  • $4 – Código de relacionamento [RENOMEADO, 2017] [REDESCRITO, 2017]
    • O subcampo $4 foi renomeado e redescrito para permitir a gravação de URIs de relacionamento, além dos códigos MARC e não MARC.

Histórico da tradução:

  • 2021-05-26 – Publicação da tradução