Nota da tradução

Nesta seção estão as considerações relacionadas a equipe, a estrutura e ao conteúdo da tradução do MARC 21 Format for Authority Data para o português.

Sobre a tradução

A presente tradução ocorreu ao longo dos meses de agosto de 2020 a maio de 2021. Havendo seu início dada na versão nº 30 das atualizações do Formato MARC 21, de maio de 2020 e estando atualizada na última versão, a atualização nº 32, de junho de 2021.

A tradução do conteúdo foi dedicada aos elementos que compõem diretamente o Formato MARC 21 para Dados de Autoridade. Dessa forma, as listas pertencentes ao MARC Code Lists (Countries, GACs, Languages, Organizations, Relators, Other Value Lists e Sources) não foram traduzidas para o português.

Equipe da traduçãoGrupo de Trabalho em Catalogação
Ana Rafaela Sales de Araújo – Associação dos Bibliotecários do Ceará (ABCE) | Currículo Lattes
Denise Mancera Salgado – Associada diretamente à FEBAB | Currículo Lattes
Fabrício Silva Assumpção – Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) | Currículo Lattes
Felipe Augusto Arakaki – Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) | Currículo Lattes
Luciana Cândida da Silva – Associação dos Bibliotecários de Goiás (ABG) | Currículo Lattes
Marcelo Votto Texeira – Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) | Currículo Lattes
Oscar Eliel – Associado diretamente à FEBAB | Currículo Lattes
Raildo de Sousa Machado – Associado diretamente à FEBAB | Currículo Lattes


Como citar

LIBRARY OF CONGRESS. Network Development and MARC Standards Office. Formato MARC 21 para dados de autoridade. Tradução: Ana Rafaela Sales de Araújo, Denise Mancera Salgado, Fabrício Silva Assumpção, Felipe Augusto Arakaki, Luciana Cândida da Silva, Marcelo Votto Texeira, Oscar Eliel, Raildo de Sousa Machado. São Paulo: FEBAB, 2021. Título original: MARC 21 Format for Authority Data. ISBN 978-85-85024-13-0. Disponível em: http://marc.febab.org/. Acesso em: 6 jul. 2021.


Fontes de consulta

A fonte principal de consulta para a tradução foi o conteúdo original do Formato MARC 21 para Dados de Autoridades. Nos casos de dúvidas ou ambiguidade sobre a tradução do conteúdo original, foram utilizadas duas fontes de consulta, sendo:

FORMATO MARC 21 para registros de autoridades. Material construído com a versão do MARC autoridade em português publicado por Margarida M. Ferreira, com acréscimo dos campos 3xx da versão concisa da LC de 2006. [S.l.: S.n.], 2018.

LIBRARY OF CONGRESS. Network Development and MARC Standards Office. MARC 21 para Formato Bibliográfico. Traduzido pela Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC Rio. [Rio de Janeiro, RJ]: [S. n.], 2017. ISBN: 978-85-87926-34-0. Disponível em: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/. Acesso em: 26 maio 2021.


Exemplos

Para o primeiro momento de lançamento da tradução, optou-se por manter os exemplos presentes na versão original. Para futuros estudos do MARC 21 para Dados de Autoridades há pretensão de disponibilizar exemplos dentro de um contexto brasileiro.

Os exemplos estarão em uma caixa destaca por um fundo cinza.

999 ## $x Exemplo $y exemplo $z exemplo
999 ## $x Exemplo $y exemplo $z exemplo
[Nota] --> as  notas relacionadas aos exemplos estarão em itálico

Lista de termos e códigos

Optou-se pela manutenção dos links referenciando a listas de termos e códigos mantidas pela Library of Congress.


Erros tipográficos

Durante a tradução, foram identificados erros tipográficos no texto em inglês. O Network Development and MARC Standards Office (NDMSO) foi notificado acerca desses erros, que permanecerão sinalizados na tradução enquanto permanecerem na versão original:

  • Nota 1: Introdução. A etiqueta 770 – Entrada de suplemento/edição especial é mencionada na versão original deste documento, contudo, a respectiva etiqueta nunca foi aplicada no formato MARC 21 para Dados de Autoridade.
  • Nota 2: X85 – Subdivisões de forma – Informações gerais. No original em inglês consta “X83”, contudo este campo não existe.

Versão completa e Versão concisa

A presente tradução, realizada pelo Grupo de Trabalho em Catalogação da FEBAB, corresponde à documentação completa do Formato MARC 21 para Dados de Autoridades. Dessa forma, os hiperlinks existentes para a versão completa direcionam para os documentos traduzidos, enquanto os hiperlinks para a versão concisa direcionam para a versão original (Concise), em inglês.


Sobre a plataforma e outras informações

No dia 26 de maio de 2021, o Grupo de Trabalho em Catalogação da FEBAB realizou uma webinar de divulgação da plataforma com a tradução do Formato MARC 21 para Dados de Autoridades, a qual contou com a palestra de abertura do Prof. Fernando Modesto, intitulada “O Controle de Autoridade no amparo da informação”.


Histórico

  • Início da tradução do MARC 21 para Dados de Autoridades [01 de agosto de 2020]
  • Publicação da tradução [26 de maio de 2021]
  • Atualização nº 32 do Formato MARC 21 [14 de junho de 2021]